Páginas

abril 17, 2012

Doce Laranja de Setúbal


Longe vão os tempos em que os laranjais ocupavam parte importante da Península de Setúbal, onde os famosos Barquilhos de Laranja (doce característico de Setúbal) eram tão aclamados, feitos em forma de pequenos barcos de hóstia e de casca da Laranja.

Sabe-se que a produção de citrinos foi muito importante na zona e ainda hoje as laranjas sem caroço são chamadas Laranja da baía … falamos da baía de Setúbal, claro.


Para reavivar velhas tradições, aqui fica a receita:

Barquilhos de Laranja de Setúbal

Retiramos a casca a um quilo de laranjas, cortamos em fatias, tiramos os caroços e colocamos num alguidar com água. Esperamos umas horas, escorremos e colocamos numa panela grande, tapamos com água e levamos a cozer. Após cozidas escorremos de novo e deixamos em água fria, onde ficam durante nove dias mudando-se a água todos os dias. No décimo dia escorremos e pesamos. Com o mesmo peso de açúcar pilé e a metade do peso de água preparamos uma calda que vai ao lume até levantar fervura. Deitamos os pedaços de laranja e mexemos até obtermos o ponto de pasta. As formas de hóstia, já existem feitas para compra.

Saudades de velhas tradições, de velhos sabores, que emocionalmente nos reavivam memórias da velha infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...